02 outubro 2009

Irrita-me solenemente...


... ver mães levarem os filhos pequenos pela mão sem pensarem!

Sim: leram bem! Sem pensarem... nas possíveis consequências da irresponsabilidade pela forma como os levam!
Sei que não sou mãe (ainda, mas espero um dia vir a ser), e que posso ser criticada e chamada a atenção por isso: mas só o admito que uma boa Mãe o faça.

Neste caso, e até porque uma boa Mãe é bastante difícil de definir (talvez, cada vez mais difícil!), considero boas Mães todas aquelas que em situações semelhantes condenem as atitudes irresponsáveis de mães a que me refiro com esta irritação.

Basta-me ver um simples atravessar de rua sem o mínimo cuidado para ficar assim! Como é possível? Ir sem atenção aos carros e todos os outros transeuntes quando vão sozinhas é uma coisa, agora, quando vão com uma criança de dois, três, quatro anos?! Não há desculpa... e não falo de acidentes que acontecem como acidente - é óbvio que acontecem acidentes em que a Mãe não tem culpa, os azares acontecem - falo de acidentes por culpa de comportamentos irresponsáveis. Há pouco presenciei um comportamento que incluo nos desse tipo (e que me irritou tanto que ainda estou a escrever sobre isso!)... Passei de carro por uma senhora que vinha com uma criança de dois/três anos: vinha quase no meio da estrada, a olhar para o chão, com a miúda do lado dos carros. Vi-a assim que entrei na rua e abrandei, mas sempre à espera que ela me visse... NADA! Só me viu quando estava a menos de um metro do carro! Fico parva com isto!

Logo a seguir ("tipo" agora...), penso se estarei a exagerar e começo a inventar desculpas para a senhora... "se calhar não é mesmo a mãe e não tem sensiblidade nenhuma para tomar conta de crianças", "se calhar foi uma vez sem exemplo", "se calhar aconteceu alguma coisa grave e ela vem desnorteada a pensar nisso"... ses!

Mas se calhar, se viesse outro condutor, também desnorteado, distraído, com problemas ou fosse o que fosse, nem uma nem outra estavam ali e iam parar ao hospital na melhor das hipóteses... E depois "ai a minha menina isto... ai a minha menina aquilo..."!
Há acidentes que se podem evitar... se somos adultos e estamos responsáveis por outras pessoas, tentemos ser o mais responsáveis que pudermos.


4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem observado Sal... Realmente há gente muito irresponsável por aí! Tinhas mesmo que por uma foto de uma mulher com o peito a mostra?? :P **

Shaman

SaL disse...

Muito obrigada, Shaman! =)

Quanto ao quadro (lol)... tentei escolher uma imagem no google que representasse a maternidade, e encontrei este quadro que acho que mostra bem o instinto maternal, de protecção.
Quanto ao peito à mostra, pois... não ia estragar a imagem e tapá-lo. Até porque acho que complementa a ideia da maternidade, já que estará sempre associado ao acto natural de dar de mamar.

Beijinhos*

=)

Anónimo disse...

Entao deixo aqui a definição que muitos, infelizmente, não conseguem interiorizar, a definição de

"Responsabilidade":

Obrigação de responder pelas acções!ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

*

AD.

A Paraíso disse...

É o resultado do peso social de quando uma mulher/homem chega a determinada idade, TEM de ser mãe/pai!!! Ou as pessoas que acham que ser mãe/pai não é um trabalho a tempo inteiro e para o resto da vida...
No dia em que li o teu texto, e poucas horas depois, lá estava uma mãe a atravesar junto a uma curva de má visibilidade com a filha do lado exposto... Vá lá que o meu carro anda devagar!!!
Simplesmente há pessoas que não deviam ter filhos! Eu sei que é um pouco duro, mas para bem das crianças (e futuros adultos), era o melhor!