06 abril 2010

Mulheres inteligentes


Depois de ter ouvido ontem no Jornal da Noite, na SIC, falarem sobre um estudo em que chegaram à conclusão que mulheres inteligentes consomem bebidas alcoólicas e que depois dos 20 anos a preferência é o vinho tinto, procurei na internet mais pormenores.

Como foi por mera curiosidade - porque nunca tinha pensado na relação entre variáveis como inteligência e consumo de álcool – não pesquisei muito, nem sequer encontrei o dito estudo... perdi-me entretanto noutras páginas com notícias de estudos acerca de mulheres inteligentes!*

Há muita “coisa” sobre elas.

Algumas das investigações apontam para uma maior inteligência nas mulheres, em relação aos homens... e outras exactamente para o contrário!
Mas isto não me espantou... e guerras de sexos parecem-me sem grande sentido quando o interesse não é meramente lúdico!

Aparentemente, mulheres com QE’s (inteligência emocional) superiores têm mais orgasmos e apresentam níveis de satisfação sexual mais elevados.
Mas isto também não me espantou...

Por sua vez, homens com QI’s mais elevados traem menos.
Mas também não fiquei muito surpreendida com este achado a explicação... (mas gostei especialmente dos comentários à notícia, principalmente os masculinos!)

Mas o que eu gostava de perceber melhor é como é que é se pode explicar que os homens prefiram casar com mulheres inteligentes... (e não, não é isto que me espanta, mas sim umas referências que encontrei a seguir, em conjunto com isto) se ao mesmo tempo (exista quem apoie a ideia de que) os homens têm medo de mulheres inteligentes? Como se explica este medo, se ainda por cima as mulheres inteligentes fazem com que o homem tenha mais tempo (e qualidade) de vida? Mas mulheres inteligentes têm supostamente maior dificuldade em casar!

(Também me apareceu a opinião masculina no Ainanas... ok, é uma opinião, e não um artigo ou notícia baseada em algo mais... mas mesmo assim... as generalizações começam por vários casos individuais!)

Assim, à primeira vista, quer parecer-me que se esqueceram de algumas variáveis! Ou que artigos, já por si resumidos e lidos “na diagonal”, fazem com que algumas dimensões não apareçam... Provavelmente o grau de exigência e as expectativas das mulheres também devem aumentar simultaneamente com a inteligência, não?

Porquê querer generalizar algo tão específico? Tão individual e, principalmente, tão complexo?

*No entanto... foi uma pesquisa muito superficial, e como já disse, tudo lido “na diagonal”, quase ao acaso e sem verificação das fontes - deixo aqui só para quem tiver curiosidade e ficar interessado e quiser procurar a sério artigos científicos (se houver! é provável que sim... um destes é - o que diz que os homens acabam por casar com mulheres inteligentes) sobre o assunto.

9 comentários:

Piri-Piri disse...

Assim como a tua pesquisa foi superficial assim como a minha opinião:

1- Existem homens e mulheres inteligentes. ( já tive umas que me despacharam na primeira noite outras que não me largavam o pé, agora saber qual a inteligente xD)
2-O facilidade de atingir o orgasmo é alem da "concentração" da Mulher no acto como a do Homem em fazê-la concentrar-se :)
3-Homens com Qi's elevados traem menos ou sabem trair melhor?
4-A explicação de um Homem querer uma mulher inteligente é o facto de gostarmos de aprender, variar, mudar a rotina etc.. coisa que as inteligentes o fazem com inteligência :)
5-Homem que é Homem não gosta de dicussões e com uma mulher inteligente não poderá argumentar!
;)

Bom post

A Paraíso disse...

Homens ou mulheres necessitam de um bom desafio para continuarem interessados e que desafio haverá em alguém com quem não é possível ter uma conversa minimamente interessante?!
Pessoalmente, por melhor que seja o "invólucro", não compensa se o conteúdo é "vazio"! (que metáfora sexista)
E claro que o gosto por vinho tinto é exponencialmente proporcional à inteligência feminina!!! Sempre o disse!

SaL disse...

Concordo com os dois... mas acho que há muita gente que vê as coisas e prefere tudo de outra forma. As diferentes culturas também têm influência e provavelmente o conformismo - e principalmente o egoísmo, também devem estar implicados no assunto!

Piri, como resposta ao teu 3º ponto, posso dizer-te que concordo em parte com a explicação dos autores desse estudo, que faz sentido... mas também concordo contigo e com os homens que comentaram a notícia. Por isso acho que devem existir homens que realmente não traem porque acreditam nos valores e princípios relacionados com a fidelidade, e outros que traem mas por serem mais inteligentes, nunca se chega a saber...

Adorei a tua metáfora, Rita, que não achei assim tão sexista... concordo plenamente com a ideia! Brains before the look, always!
Quanto ao vinho tinto e à reportagem, foste uma das pessoas de quem me lembrei logo, e a quem queria contar o que teria encontrado sobre o assunto, se não me tivesse perdido entretanto!

Luís Barriga disse...

Se a relação entre dois seres humanos se pautasse só pela inteligência, seria uma monotonia!! Talvez até uma constante hipocrisia. As emoções nem sempre obedecem aos desígnios da razão. Em muitos casos, quando o funcionamento psíquico é saudável, felizmente!!! Noutros quando as forças que nos empurram são patológicas, infelizmente!!! Talvez isso explique, sem explicar..., as vicissitudes da relação a dois.

SaL disse...

Não podia estar mais de acordo!

Daí a minha "indignação" quanto aos estudos (não é que não tenham interesse ou que não sejam válidos e/ou fiáveis... como disse, nem verifiquei a maioria). Achei-os curiosos.

Achei piada, por nunca ter pensado que pudessem querer estudar a inteligência e o género sexual nestas perspectivas - por isso publiquei o rol de estudos por tópicos encontrados.

Mas, na minha ignorância, parecem-me dimensões tão complexas e idiossincráticas, para serem reduzidas a tão poucos aspectos e simplificadas em conclusões tão absolutas.

Gambuzina disse...

mulheres inteligentes não perdem tempo com bobagens...

SaL disse...

Muito obrigada pelo comentário, querida Gambuzina!

E, claro, um grande bem haja pelo regresso! =)

Fico muito lisongeada com a visita. Decerto, não perderia tempo no meu espacito se não achasse qualquer coisa minimamente interessante!

Anónimo disse...

Eu acho que os homens preferem mulheres inteligentes,mas não misturar com mulheres inteligentes e dominadoras!
As mulheres inteligentes e que estão constantemente a tentar ganhar sempre qualquer discussão que se tenha não são nada agradaveis.
Alem disso isso não me afecta porque eu sou muito mais inteligente do que qualquer mulher.
lol
M.

Pedro disse...

Espera-se o estudo que só pode ter a óbvia conclusão: homens burros casam com mulheres inteligentes.