05 maio 2009

Compreensão zero

A expressão não é minha, mas adequa-se à minha perspectiva face a muitos aspectos que fazem parte da vida! De facto, não compreendo muita coisa!

Não consigo perceber guerras, falta de respeito e de consideração pelo outro, ganância, materialismo, "chico-espertismo", inveja, vingança, etc.; e fazem-me muita confusão outros problemas de ordem social, como a injustiça, o racismo, a xenofobia, a violência, a pedofilia (apesar de doença), etc. e tal! Não consigo perceber mesmo, e acho inadmissível que ao fim de tantos anos de evolução e de crescimento a tantos níveis, este tipo de questões ainda esteja presente na mentalidade de muitos! Alguns dos quais só pensam em si próprios e se esquecem de viver, e outros que parecem ter o "rei na barriga" e, como se consideram mais importantes que os outros, acham que devem ser servidos!

Não entendo porque a grande maioria das pessoas considera normal e que a única reacção perante situações destas, mesmo estando contra, seja o "deixa andar", o encolher os ombros... porque "com o mal dos outros posso eu bem"! Não nos podemos esquecer que estas questões são transmitidas a partir dos modelos que temos.

Estamos no século XXI... estas ideias já não fazem sentido! A humanidade tem de crescer ao mesmo ritmo que tudo o resto no Mundo!

"Compreensão zero" talvez fosse uma boa expressão para se utilizar como slogan para erradicar estes aspectos do nosso dia-a-dia. Assim como temos a "Tolerância zero" para o excesso de velocidade, podíamos ter a "compreensão zero" para questões que só nos denigrem como pessoas!

Sem comentários: