27 maio 2009

Associações de ideias

Quando penso em associações de ideias, automaticamente, recordo as aulas de código à tardinha, há anos, com um dos instrutores de condução (não era o meu, por acaso, que era bem mais popular! hihihi). Dava sempre, como exemplo, as suas próprias associações para nos ajudar a lembrar algumas regras de trânsito... que não nos faziam muito sentido, mas que nos faziam rir (as associações... lol), de modo que conheci gente que ia de propósito àquela hora porque as aulas eram animadas! Mas mesmo assim, lembro-me que quase adormeci por duas vezes nessas ditas aulas, porque teimavam em apagar a luz para se ver melhor a projecção do powerpoint!

Podia lembrar-me de alguma das aulas - também já há anos, mas menos - acerca do behaviorismo ou do condicionamento clássico (e do cão do Pavlov), das sensações --> percepções, memória e esquecimento, emoções, ou das associações livres de Freud... qualquer coisa relacionada com estímulos e respostas. Mas não... todas essas teorias explicativas e técnicas usadas na psicologia surgem em segundo plano! E faz todo o sentido... vivências (concreto) antes das teorias (abstracto).

Lembrei-me disto hoje de manhã, quando vi acácias em flor, a caminho do escritório. Sempre que vejo acácias com flores lilás penso “chá, café, leite ou laranjada?”. LoL... Isto porque me fazem lembrar os intervalos no parque, ainda no colégio, quando apanhávamos as flores do chão e perguntávamos aos amigos essa questão, antes de espremermos a extremidade da flor, só para ver se se adivinhava de que cor saía o líquido. O líquido podia mesmo ter as quatro cores das bebidas, consoante o estado da flor (quanto mais murcha, mais escuro), mas nós achávamos piada... coisas de miúdos! O resultado era sempre o mesmo: mãos peganhentas!!!

A expressão ”Chá, café, leite ou laranjada?”, por sua vez, faz-me lembrar “Coffee, tea or me?”, pergunta que adorei a primeira vez que a vi na capa de um livro – que nunca li, mas soube muito mais tarde que eram memórias de umas antigas (frescas!) hospedeiras de bordo (LOL: sim, ainda era muito ingénua, e achei que era uma expressão muito querida!).

Podia continuar com as associações... mas cada uma delas tem pormenores associados, e nunca mais saía daqui com explicações!

Todos nós categorizamos a informação que recebemos do exterior, através dos sentidos, de forma (+/-) autónoma... Se assim não fosse vivíamos num Mundo caótico! Mas é engraçada a forma idiossincrática como organizamos e categorizamos as nossas ideias...

Sem comentários: